Sistema de Impressão gera economia e uso consciente do recurso

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h31

Sistema para Administração de Imprensão - Simpres,  desenvolvido por servidores técnico-administrativos da Seção de Tecnologia da Informação e Comunicações do Campus Universitário da UFTM em Iturama, foi apresentado no 5º Workshop de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, realizado no dia 9  de maio em Piracicaba - SP.

Promovido anualmente com a intenção de disseminar projetos e soluções relevantes do Instituto, o workshop contou com a participação dos servidores de Tecnologia da Informação de todos os campi do IFSP, sendo que a UFTM participou como convidada.

No evento, os técnicos administrativos em TI, Ado Cardoso e Maykon Facincani, apresentaram o Sistema para Administração de Impressão - Simpres, desenvolvido totalmente no Campus Iturama, com o objetivo de obter uma economia consciente de insumos de impressão. "A motivação para o desenvolvimento do Simpres foi a escassez de recursos para reposição de toners de impressora no Campus nos anos de 2015 e 2016. A demanda foi levada à Seção de TI  no ano em que o Campus foi inaugurado. A intenção era controlar a impressão e motivar o uso consciente do recurso", destacam os idealizadores.

Utilizado há mais de dois anos por toda a comunidade de servidores do Campus Universitário de Iturama, o Sistema está em implantação no Campus de  Votuporanga do IFSP, e a expectativa é que seja implantado nos demais campus do Instituto.  "Esse reconhecimento significa muito para a Seção de TI, que trabalhou para desenvolver uma solução eficiente e funcional, que atendesse à expectativa e a demanda do Campus", avaliam os servidores. Na UFTM, segundo o diretor de Tecnologia de Informação, Gilson  Antônio Carneiro, haverá um estudo para viabilizar a implantação do Simpres no Campus Sede.

O Simpres está em processo de registro pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da UFTM junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. A titularidade do software será da UFTM, tendo como autor o servidor Maykon Henrique Facincani.

Como funciona o Simpres

De acordo com a Seção de TI,  o sistema registra o histórico de todas as impressões do usuário e controla o número de impressões por meio de cotas pré-definidas de modo que, quando a cota é atingida, o servidor não consegue efetuar impressões a não ser que solicite aumento de cotas com a devida justificativa. O usuário é alertado por e-mail quando atinge 60% de sua cota, para que analise a necessidade de solicitar ou não cota adicional.

Outra funcionalidade interessante do sistema é o aviso na tela do computador de que o documento foi impresso e está pronto para ser coletado na impressora, uma vez que no Campus as impressoras ficam localizadas em pontos estratégicos para utilização por vários setores.  O sistema possui ainda administração e acompanhamento WEB do sistema e usuários, relatórios gerenciais e logs de impressão e erros separados por impressora.

Desde a implantação em junho de 2016, foi possível perceber que houve uma redução da quantidade de impressões por usuário, destacam os técnicos em TI. "É perceptível ainda, mesmo que não facilmente mensurável, a preocupação dos servidores com a impressão de documentos realmente necessários, uma vez que o próprio usuário consegue acessar a quantidade de suas impressões, além da listagem dos documentos impressos", ressaltam.