Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM promove aula inaugural aberta à comunidade

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 14h34

O Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM realizará nesta quarta-feira, 20 de março, às 9h, no Auditório Safira no Prédio da Reitoria da UFTM, a aula inaugural de 2019 que, neste ano, irá tratar do movimento internacional de abertura nas práticas científicas. O evento é  aberto à comunidade acadêmica e externa à universidade e contará com palestra “Abrindo a cabeça: os novos modelos abertos de ciência e tecnologia” proferida pelo professor Vinicius Rosa Cota, da Universidade Federal de  São João Del Rey - UFSJ, e membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da  Open Science Brasil.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo da aula é revisitar os conceitos do ethos da ciência e da ciência aberta, para introduzir os estudantes de pós-graduação ao mundo do Open Source Hardware. Serão discutidos os benefícios que o modelo aberto reserva tanto para o ambiente acadêmico e para atividades empreendedoras.

“O movimento Open Science é bem recente, mas vem ganhando adeptos em universidades do mundo todo”, observa a professora Alexandra Bujokas de Siqueira, coordenadora do PPGE da UFTM. “De uma forma muito elementar, os adeptos dessas práticas priorizam o fazer científico baseado no trabalho cooperativo, usam novas formas de difusão do conhecimento com o suporte de tecnologias digitais e ferramentas colaborativas”, explica. Entre as práticas mais comuns estão registros cotidianos do andar de uma investigação em blogs, uso de softwares abertos, publicação em periódicos abertos e produção de livros on-line que podem, inclusive, ser remixados por usuários, criando novos livros. “Como qualquer inovação, a ciência aberta também é passível de críticas e  nossa intenção é promover uma conversa franca sobre o tema”, completa a  coordenadora.