Alunas da Engenharia participam de projeto social do Haiti

Publicado: Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 09h00

Três jovens estudantes do sétimo período do curso de Engenharia Civil da UFTM, Ana Luiza Nascimento, Ana Flávia Nascimento e Bárbara Luiza Reis, foram convidadas para atuar voluntariamente na área de marketing do projeto Village Marie, uma ONG que tem como objetivo reconstruir casas, de forma sustentável, em um bairro na cidade de Duchity, no Haiti, afetado pelo terremoto de 2010 e furacão de 2016.

O começo

Ana Flávia e Ana Luiza são membros da comissão organizadora da Semana de Engenharia Civil- SEC e Bárbara é membro do Centro Acadêmico da Engenharia Civil. As três frequentemente participam de atividades como o Colegiado Acadêmico, monitorias, eventos esportivos, voluntariados, entre outros.

Durante a realização da VI SEC, em setembro desse ano, um dos palestrantes convidado foi Jac-Ssone Alerte, engenheiro civil haitiano, formado em Engenharia Civil pela UFRJ, pós-graduado em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis e sócio-fundador de uma empresa especializada em produzir moradias populares utilizando tijolos ecológicos, conhecidos como tijolo solo-cimento.

Ana Luiza e Jac-Ssone na IV SEC
Ana Luiza e Jac-Ssone na VI SEC

O palestrante falou sobre o tema “Inovando na Engenharia Civil: por uma engenharia social a um nível mais solidário e popular” e contou sobre o projeto Village Marie e sobre empreendedorismo social. A ideia de devolver perspectivas de mudanças para o povo do país onde nasceu chamou a atenção das três jovens estudantes.

Haiti

Em 2010, um terremoto de grau sete na escala Richter atingiu a região e deixou mais de 150 mil mortos. Aproximadamente três milhões de pessoas sofreram consequências do abalo. Cerca de 70% dos prédios da capital foram destruídos. Em 2016, o Haiti sofria com a passagem do furacão Matthew, que deixou quase 900 mortos. O furacão teve ventos de mais de 230 quilômetros por hora, deixando 10 mil pessoas desabrigadas e 30 mil em abrigos improvisados.

Diversas cidades foram prejudicas e até hoje tentam se recuperar. A cidade de Jac-Ssone está entre elas. O bairro Don de L’Amitié, na cidade de Duchity, possui em torno de 500 moradores e cerca de 100 famílias, trabalhando basicamente com exportação agrícola. O local não possui hospitais, comércio ou escolas. A energia é precária e o saneamento básico não existe de maneira nenhuma.

O convite

As alunas da UFTM mantiveram contato após o evento da Semana Acadêmica para saber mais sobre a rotina de Jac-Ssone como empreendedor social. Neste mês, as estudantes foram convidadas pelo engenheiro haitiano para atuar voluntariamente na área de marketing do projeto Village Marie.

“Acredito que a proximidade com as extracurriculares permite potencializar o desenvolvimento profissional durante a graduação, além de desenvolver um olhar crítico em diferentes ângulos de atuação. Assim, me vejo na condição propícia para o contato com oportunidades ímpares em minha formação, como por exemplo o de empreendedorismo social e voluntariado no Village Marie”, afirmou Barbara Luiza Reis.

Em conjunto com a equipe que atua no Rio de Janeiro, possuem a tarefa de elaborar estratégias para levar o conhecimento sobre o projeto a diferentes pessoas e impactá-las para contribuir.

“Um empreendedor social é uma pessoa que não se contenta com a situação de um grupo de pessoas. É uma pessoa que tem sede de mudanças, senso de urgência, energia, garra e criatividade para mudar uma realidade. Isso me chamou a atenção no Jac-Ssone e me fez querer saber mais sobre seu projeto”, explicou Ana Luiza Nascimento.

A equipe trabalha para um único propósito: conceder aos moradores a oportunidade de voltar a ter casas adequadas, sustentáveis e de baixo custo.

“Por meio da palestra, nos foi apresentada uma realidade impactante: pessoas extremamente carentes que perderam suas habitações para desastres naturais. Nesta realidade, a Engenharia Civil pode atuar como transformadora de vidas, como potencializadora de sonhos”, concluiu Ana Flávia Nascimento.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse: http://www.villagemarie.com/

Fotos: Divulgação/UFTM