Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 11h08

“Acreditamos que o hábito de cozinhar pode transformar e conectar pessoas como também construir um tijolinho em nossa história. O Núcleo Experimental de Cinema e Animação abre as portas de sua cozinha para guiar as crianças nessa linda jornada. A boa comida alimenta o corpo e o espírito, ao resgatar sentimentos de afeto, carinho e amor despertando memórias afetivas e gustativas de um momento delicioso”, explicou Andreia Malaquias, servidora da UFTM e responsável por ministrar as aulas da Oficina.

O projeto tem o objetivo de incentivar as crianças a cozinharem o próprio alimento, despertando sua criatividade e conexão com a comida. “Em tempos de comidas prontas e industrializadas, nosso projeto pretende ir à contramão da história e colocar as crianças em contato com os alimentos frescos, com o processo de fazer e esperar o alimento ficar pronto”, destacou Andreia.

Os alunos participam da pesagem dos alimentos, da mistura dos ingredientes, montagem dos cookies e assamento, tudo com supervisão de adultos voluntários do projeto. Após os cookies ficarem prontos, é feito o preparo do glacê para decoração e mistura das cores. E, assim, inicia a criação de histórias, bichinhos, pinturas e o que mais a criançada desenvolver. A servidora explica que o diferencial da oficina é que não é apenas para fazer os cookies, mas incentivar as crianças a pensar em histórias ao longo da brincadeira. “Uma das maneiras é criar os cookies como páginas avulsas que podem depois ser agrupadas fazendo um livro de comer ou um cookie de ler. A decoração de cada cookie-página é que traz para a brincadeira letras, imagens e palavras que para cada criança tem significado”.

Durante as aulas, Andreia também ganhou algumas palavras doces das crianças para sua coleção pessoal afetiva: “Oh tia, eu amei fazer biscoito”, “Oh tia, que dia você vai ensinar fazer bolo?”, “Amanhã você volta?”, “Onde você mora, quero ir na sua casa”, “Ahhhhh que tanto de manteiga!”, “Tia me dá um abraço? Obrigado, tia. Eu te amo!”.

O Neca fará registros das oficinas e produzirá documentários sobre as conexões com a comida.

Fotos: Divulgação/UFTM