Sustentabilidade

UFTM assina participação em rede internacional de ranking de sustentabilidade

Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 09h52
Assinatura da participação da UFTM no GreenMetric

A UFTM, representada pela professora Bruna Coelho, do curso de Engenharia Ambiental, assinou a "Declaração de Associação - Assinatura da rede UI GreenMetric", uma ferramenta de avaliação para um ranking que classifica as universidades no que diz respeito à sustentabilidade. A assinatura foi durante o “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, evento promovido pela USP, em São Paulo, e pelos gestores do ranking para incentivar a utilização dessa ferramenta.

Em 2017, 619 universidades de 75 países participaram do UI GreenMetric World University, com 64 universidades da América Latina e 17 universidades brasileiras. Neste ano, havia no evento representantes de 16 instituições brasileiras, entre universidades, instituições federais de ensino e Senac. Alguns já participavam do GreenMetric e outros tiveram sua primeira experiência, como a UFTM.

Representantes das universidades no evento

O GreenMetric foi uma iniciativa em 2010 da Universidade da Indonésia, atual gestora da ferramenta. Anualmente, é divulgado um ranking com a colocação das universidades que optaram pela submissão. “A intenção é submeter a UFTM a esse ranking e ver qual a sua colocação. Independentemente da classificação, é uma forma de movimentar a comunidade acadêmica para atingir resultados e, assim, melhorar para os próximos anos. Um ponto positivo é a motivação para práticas sustentáveis. E, entrando no ranking, formamos uma rede de contatos com as universidades já participantes”, afirmou a professora Bruna.

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos na UFTM

No primeiro dia do evento, a professora apresentou em uma  mesa-redonda os trabalhos desenvolvidos na Instituição sobre sustentabilidade. No segundo dia, a aluna Luma Carvalho Scannavino, do curso de Engenharia Ambiental, apresentou a proposta do seu trabalho de conclusão de curso intitulada "Avaliação de Sustentabilidade da UFTM como o uso do UI GreenMetric". O objetivo do trabalho dela é viabilizar a submissão da UFTM a esse ranking.

O sistema UI GreenMetric já está aberto para submissão pela internet e fechará em outubro. O resultado será divulgado em dezembro. “Para preencher o questionário, é necessário coletar diversas informações. A aluna contará com discentes voluntários que auxiliarão na busca desses dados. O projeto está sendo submetido ao Edital de Fluxo Contínuo da Proext. A coleta de dados será de julho a setembro”, concluiu Bruna.

Fotos: Divulgação/UFTM