Inscrições abertas para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 17h08

Foto: Thiago Marinho

Alunos participam de atividade de escavação durante o Proteu

Inscrições abertas até 30 de maio

A Pró-Reitoria de Extensão da UFTM e o  Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price - CPPLIP informam que estão abertas as inscrições para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários - Proteu. No Treinamento, os participantes terão a oportunidade de participar de escavações e de diversas atividades em paleontologia desenvolvidas no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP.

O Proteu atende a alunos de várias universidades do país e tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto em que se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis. O programa compreende atividades como aulas teóricas acerca de conceitos gerais de geologia e paleontologia, geologia regional, além de um curso condensado sobre o Centro Price nas suas diversas ações ao longo desses 26 anos.

Foto: Marco Clemente/UFTM

Nas atividades práticas, os alunos participam das etapas de escavação e preparação dos fósseis, domínio da técnica de “screen washing”, leitura e discussão de bibliografia especializada, confecção de réplicas, oficina de paleoarte e atendimento aos visitantes no Museu dos Dinossauros.

Para a 17ª edição são oferecidas doze vagas, sendo 6 vagas para alunos da UFTM e 6 vagas para alunos de outras instituições, que cursam graduação em Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país.

Como será um curso intensivo, todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP devendo ingressar na manhã de segunda do dia 2 de julho e sair ao final da sexta, 6. Podem participar alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia.

As inscrições vão até 30 de maio, e devem ser feitas via formulário eletrônico disponível no endereço https://goo.gl/forms/6MxjvU9NBJVW20If2.

Para concorrer à vaga, o candidato deve escrever uma carta de intenções e enviar para o e-mail informado no no formulário de inscrição. As cartas serão examinadas por dois avaliadores, que julgarão os seguintes critérios: argumentação, clareza e  objetividade.

O resultado será divulgado no dia 30 de maio, e o Treinamento acontece de 2 a 6 de junho, das 8h às 17h em Peirópolis, totalizando 40h de atividades.

Os estudantes selecionados deverão trazer trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar na cozinha do alojamento do CCCP.

Mais informações,  acesse o Informativo Proteu 2018.