Utilização de ferramentas para Educação a Distância cresce na UFTM

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 14h52

Criado para oferecer suporte especializado no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, nas esferas do ensino, da pesquisa e da extensão, para o público interno da UFTM e também para a comunidade externa, o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – CEaD/UFTM tem registrado avanços significativos, de acordo com relatório divulgado.

Segundo o relatório do CeAD (2014-2017), o interesse da comunidade acadêmica da UFTM pelas ferramentas para a Educação a Distância tem aumentado a cada ano. Os dados apresentados mostram que o número de professores inscritos na plataforma Moodle cresceu cerca de 32%. O número de disciplinas ofertadas também teve crescimento semelhante, cerca de 36%. Atualmente, são 184 professores cadastrados e 452 disciplinas distribuídas entre os cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação da UFTM e também de capacitação para técnicos do Hospital de Clínicas.

Equipe CeAD UFTM

De acordo com a coordenadora do CEaD, Jacqueline Oliveira Lima Zago, a utilização das ferramentas para a Educação a Distância é cada vez mais presente na instituição. “Desde 2004, os cursos de graduação reconhecidos pelo MEC podem ofertar até 20% da carga horária total dos cursos na modalidade a distância. Em 2016, essa regulamentação foi novamente atualizada, pela Portaria n° 1.134/2016 do Ministério da Educação”, acrescentou. Espera-se que a EAD, que já consta como uma Política Institucional, seja cada vez mais presente no cotidiano da UFTM.

O Ministério da Educação, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB, já sinalizou para um grande investimento em EAD já em 2018. No dia 1o de março, foi publicado o Edital no 05/2018 torna público a seleção de propostas de instituições pública de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para oferta de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil. A Coordenação Institucional da UAB na UFTM em parceria com o CeAD está articulando esforços junto aos Institutos Acadêmicos para que sejam aprovados os primeiros cursos de graduação a distância. Até o momento, os cursos de Pedagogia e Matemática já obtiveram aprovação dos Conselhos e serão encaminhados como proposta de oferta via UAB.

Para os professores interessados em utilizar a ferramenta Moodle nos cursos presenciais da UFTM, a coordenadora do CEaD esclarece que o procedimento é simples e rápido. “Independente do curso presencial prever carga horária a distância, os professores podem utilizar a plataforma como mais um recurso de ensino e aprendizagem. Para ter uma disciplina cadastrada no Moodle, o Professor deve solicitar ao Cead por meio de um formulário específico na página do CeaD e também um tutorial que explica em detalhes esse procedimento”, acrescentou Jaqueline.

Sobre o CEaD

O Centro de Educação a Distância da UFTM  possui competência para implementar políticas e diretrizes para a Educação a Distância (EaD), estabelecidas no âmbito da UFTM, bem como garantir a implantação, implementação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo educativo na modalidade a distância, por meio de ações didático-pedagógicas, tecnológicas e administrativas adequadas. Entre essas ações, está a disponibilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Moodle para apoiar o ensino nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

O Moodle é um software para gestão de cursos a distância, gratuito, com código aberto, baseado na Web, que oferece diversas ferramentas de apoio ao ensino, além de proporcionar o ambiente para os cursos a distância. A plataforma é utilizada como um moderador para suporte a cursos presenciais, semipresenciais, formação de grupos de estudo, entre outros. Está disponível em diversos idiomas e é constantemente atualizado por uma comunidade formada por programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro.

Para mais informações, acesse http://www.uftm.edu.br/proens/cead.

Fotos: Elioenai Amuy