Medicina e PET Saúde GraduaSUS realizaram 1ª Mostra de Vivências

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 18h56

Com o objetivo de promover discussões e reflexões acerca das experiências discentes no primeiro ano de implantação da reforma curricular do Curso de Medicina da UFTM, bem como sobre as atividades executadas pelo grupo da Medicina junto ao PET Saúde GraduaSUS, entre 2016 e 2018, foi realizada na última quinta-feira, dia 15, a "1ª Mostra de Vivências em Medicina e PET Saúde GraduaSUS.

O evento contou com estudantes, docentes e técnicos que participaram ativamente da reforma curricular e foi organizado pelos docentes Luciana Maria da Silva, Cláudia de Azevedo Aguiar e Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira, em parceria com o grupo de discentes tanto do PET Saúde GraduaSUS e as turmas 84 e 85 da Medicina. Palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos em forma de comunicação oral e pôster  compuseram a programação.

As palestras enfocaram o passado, o presente e o futuro do Curso de Medicina da UFTM. Sônia Maria Gomes Lopes, diretora substituta da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico - DATP,  discorreu sobre a criação e início do funcionamento da FMTM até sua federalização. Na sequência, Waleska Dayse Dias de Sousa, TAE da DATP,  trouxe o contexto da reforma curricular do Curso de Medicina, enfatizando a necessidade de mudança na formação médica tanto para adequação às novas diretrizes nacionais curriculares, quanto para a atuação de acordo com as novas demandas biopsicossociais.  Ao final da manhã, os professores Mario León Silva Vergara, coordenador do Curso, e Luciana Maria da Silva, e o discente João Vitor Tiveron Teodoro, discutiram em mesa-redonda sobre o futuro do Curso, trazendo questões importantes, inclusive sobre a saúde mental dos estudantes.

No início da tarde, houve apresentação e avaliação de 35 pôsteres que trouxeram as experiências discentes, docentes e de preceptores realizadas nas disciplinas de "Vivências", "Inserção na Rede Básica I e II" e dos trabalhos desenvolvidos pelo PET Saúde GraduaSUS em grupos multidisciplinares,  inclusive com a forte participação de trabalhos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Em seguida, os discentes Bruno Stephany Chagas Paula e Aron Andrade de Camargo trouxeram suas experiências enquanto representantes discentes no processo da reforma curricular, as mazelas e potencialidade da classe estudantil junto à reestruturação. E, para finalizar o evento, oito trabalhos foram apresentados em forma de comunicação oral,  por alunos e docentes do PET Saúde GraduaSUS e por graduandos das turmas 84 e 85 de Medicina que já vivenciaram a nova matriz curricular por meio das disciplinas de "Vivências I" e "Inserção na Rede I e II".

Todos os trabalhos apresentados durante a Mostra serão apresentados durante o Fórum de Educação Médica 2018, que acontecerá no próximo dia 11 de abril no auditório Esmeralda.

Segundo os organizadores, o evento superou as expectativas, sendo que as discussões avançaram no sentido de melhorias constantes para o Curso e sua nova proposta, tanto para a formação teórico práticas, quanto para a formação humana e pessoal dos acadêmicos. Como resultado da Mostra, será redigida uma carta, com críticas, pedidos e sugestões, a ser encaminhada à coordenação do Curso e demais órgãos da UFTM, reivindicando "que o cuidado com a nova matriz curricular não seja somente com a finalidade de humanizar a formação, mas também, seja uma formação mais humana inclusive com os discentes, que tanto sofrem durante a graduação". A proposta é que a Mostra tenha periodicidade anual.