Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Mais um projeto da UFTM é aprovado no Brafitec

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 12h41

 

Uma parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Federal de Roraima – UFRR irá proporcionar novas oportunidades para universitários e para projetos de internacionalização nas instituições. O projeto “Princípios de Engenharia aplicados à Instrumentação e Saúde Humana” coordenado pelo professor da UFU, Alexandre Cardoso, e elaborado em parceria com os professores do Curso de Engenharia Elétrica da UFTM, Arnaldo José Pereira e Fabrício Moura, foi aprovado no Programa Braffitec, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes que consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parceria com universidades francesas na modalidade graduação sanduíche.


Professor Arnaldo explica o objetivo do projeto aprovado.

 

De acordo com o professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFTM, Arnaldo José Pereira, o projeto aprovado está inserido na área de engenharia aplicada à saúde humana e instrumentação, ou seja, é focado na formação de engenheiros especialistas de ciências e técnicas voltados à concepção de aparelhos de diagnóstico, de tratamento e de assistência, assim como na elaboração de informações destinadas à instituições e profissionais da saúde. “Esse novo programa representa um ganho muito grande para nosso departamento, uma vez que ele abre a possibilidade de novos conhecimentos para os alunos que irão participar e dará uma visão nova para os alunos e uma motivação adicional os que forem ingressar no programa”, acrescentou Arnaldo.

Do lado francês, o projeto conta com a parceria das rede Polytech formada pelas instituições: Polytech Grenoble, Polytech Lille, Polytech Lyon, Polytech Marseille, Polytech Orléans e Polytech Paris-Sud. As instituições francesas parceiras contam com especializações focadas na área de engenharia biomédica e instrumentação e proporcionarão para os participantes este domínio de estudo. Serão ofertadas três vagas para estudantes de engenharia elétrica.

 


Professor Fabrício destaca alguns dos critérios do processo de seleção

 

 

Processo de seleção

Segundo o professor do Curso de Engenharia Elétrica e integrante do projeto, Fabrício Moura, os estudantes interessados em participar do projeto precisam se preparar para o processo de seleção que será realizado em maio. Alguns dos critérios de seleção serão a proficiência em francês e ter completado ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso. “É muito importante ressaltar que os alunos devem se preparar e buscar a proficiência na língua francesa. O edital de seleção está sendo elaborado, ele será divulgado no site da instituição. É muito importante que os alunos tenham proficiência na língua francesa e tenham nível B1 ou B2, as universidades francesas elas batem muito forte neste aspecto. É um fator primordial”, complementou Fabrício.

Internacionalização

Para o Coordenador da Assessoria Cooperação Internacional da UFTM -ACI, professor Wendell Meira a aprovação do projeto é mais um passo no fortalecimento da internacionalização. “A ACI vem conversando com os professores das engenharias tentando incentivar a proposição de novos projetos Brafitec e esta é mais uma vitória que tivemos. Tenho a certeza que mais projetos estão por vir. Isso consolida a França como um dos grandes parceiros de internacionalização” destacou Wendel.

Com o objetivo de apresentar os projetos e esclarecer dúvidas sobre o programa será realizado no dia 8 de março, o “Fórum Brafitec UFTM”. O evento será realizado às 18h30 no Auditório Rubi da UFTM, na Univerdecidade.

Fotos: Luís Adolfo/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página